Tipos de produção de café

Café Natural e Cereja Descascada

O fruto do café, quando maduro, pode ser vermelho ou amarelo, conforme a variedade. Uma vez colhido, o fruto precisa ser secado e ter a polpa, a casca e o pergaminho retirados.

São utilizados no Brasil dois métodos de beneficiamento: o Natural e o Cereja Descascada.

No processo Natural, ou tradicional, os frutos colhidos são secados ao sol em um terreiro (preferencialmente cimentado ou asfaltado). Depois de aproximadamente 15 ou 20 dias, os frutos são descascados. Este método produz um café mais doce, já que parte dos açúcares da polpa migram para a semente durante a secagem.

Recentemente, foi desenvolvido no Brasil um método chamado de Cereja Descascada, no qual os frutos depois de colhidos têm a polpa removida mecanicamente em uma máquina. Em seguida, os grãos são secados em terreiro (como no método tradicional). Porém, o tempo de secagem é bastante reduzido, por volta de três dias. Este método diminui o risco de grãos fermentados.

Normalmente, os cafés obtidos pelo beneficiamento natural produzem uma bebida mais doce e encorpada, enquanto aqueles, obtidos pelo método Cereja Descascada, resultam numa xícara mais suave com uma leve acidez muito apreciada.

 

 

Redes Sociais

Newsletter William & Sons Coffee Co.

Formas de pagamento

Formas de envio